A

C

E

L

M

P

T

V

X

Guarujá é primeiro município da Baixada a utilizar teste rápido de HIV

O exame fornece o diagnóstico em até 30 minutos e pode ser realizado em todas as USAFAS do município



Teve início nesta segunda-feira (1º), Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Campanha Fique Sabendo – 2014. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e segue até sexta-feira (5), com o tema “Tire o peso da dúvida! Saber faz a diferença”. A novidade deste ano é o teste rápido para diagnóstico do HIV baseado em fluido oral.

A utilização deste teste será feita em ações realizadas pelo CTAPT e nas USAFAS, favorecendo a oferta do teste às pessoas mais vulneráveis. Guarujá é o primeiro da Baixada Santista a fazer a campanha deste ano com a nova tecnologia. O teste rápido está disponível em todas as USAFAS e nos chamados Eventos Extra-Muro, realizados fora das unidades de saúde.

Nos primeiros três dias de campanha, foram realizados nos eventos fora das unidades e CTAPT, cerca de 200 testes rápidos HIV com fluido oral, onde também foram distribuídos insumos de prevenção (camisinha masculina e feminina, gel lubrificante, folders e panfletos explicativos).

Durante a Campanha, o CTAPT atuará em atividades externas, com foco na divulgação e incentivo a testagem, em locais tais como Morrinhos, Praça 14 Bis, Avenida São João. O teste do fluido oral é um teste rápido, de triagem, disponibilizado pelo Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Ele detecta anticorpos contra o HIV no fluido oral da pessoa. O exame fornece o resultado que pode ser analisado a olho nu, em até 30 minutos, e pode ser executado em qualquer local.

A campanha tem por objetivo estimular a população de Guarujá a realizar o teste anti-HIV, principalmente as pessoas que tem vida sexualmente ativa e que nunca realizaram o teste de HIV.


Fonte: http://portal.guaruja.sp.gov.br/ | 05/12/2014 - 05:10

Ainda não conhece a OPPA Guarujá?

Oferecemos muito mais visibilidade para seu negócio! Destaque-se na OPPA Guarujá!

cliente caindo
O seu negócio não está sendo bem divulgado?
cliente após anuncio do oppa guaruja tendo seu retorno
Veja os resultados com seu anúncio na Oppa Guarujá