A

C

E

L

M

P

T

X

Pesquisa de assintomáticos tem nova etapa a partir desta quarta (13)

Ação prossegue até sexta-feira (15); primeira etapa percorreu 13 bairros



Um total de 434 testes aleatórios para assintomáticos da Covid-19 serão aplicados em Guarujá, entre esta quarta (13) e sexta-feira (15). A ação integra pesquisa chamada de Epidemiologia da Covid-19 na Baixada Santista (Epicobs). A saída dos profissionais de saúde em direção aos bairros ocorrerá a partir das 8 horas, com partida da sede do Centro de Referência em Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia (CROOF), na Avenida Leomil, 518, no Centro.

A iniciativa terá, ainda, mais duas fases em Guarujá: de 27 a 29 deste mês e de 10 a 12 de junho. A primeira etapa na Cidade ocorreu de 1 a 3 deste mês, em 13 bairros. Desse volume, sete deram positivo para a doença. Isso representa um universo de 1,64% dos indivíduos testados na ação, voltada a pessoas que não desenvolveram qualquer sintoma da doença. O exame é diferente do que é realizado na fase sintomática e quando a pessoa procura uma unidade de Saúde, onde o que é colhido é a secreção das mucosas oral e nasal, visando identificar se há presença do vírus no presente momento

Na Epicobs, os munícipes recebem em casa a visita dos agentes comunitários de saúde e profissionais de enfermagem. Devidamente treinados, esses profissionais chegam em um veículo da Prefeitura, com equipamentos de proteção individual (máscara, óculos e avental) e identificados por crachá.

O Município fica responsável pela coleta de dados e, conforme o diretor de Vigilância em Saúde de Guarujá, a pesquisa vai reverter em dados epidemiológicos importantes para o enfrentamento à pandemia.

“Se perdurar a partir de junho, a gente terá subsídios para combater a Covid-19 de forma mais eficaz. Com a pesquisa, vamos saber qual é o público-alvo da doença e quão importante são os assintomáticos nessa cadeia, pois transmitem o vírus e não ficam doentes”, explica.

Pesquisa

Visa desenvolver um mapeamento do percentual de indivíduos (de todos os bairros e escolhidos aleatoriamente, por meio de sistema informatizado) que já tiveram contato com o novo coronavírus na Baixada promovendo uma avaliação total de 2.478 pessoas na Baixada Santista. A expectativa é que, em um período de dois meses, 10 mil pessoas sejam testadas na Baixada, sendo 1.704 só em Guarujá. A compra dos equipamentos para os exames foi financiada pelo Fundo da Agência Metropolitana (Agem), com autorização Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb). A realização é da Fundação Parque Tecnológico de Santos e reúne mais de 40 pesquisadores de todas as universidades da Região.

Sobre o procedimento

Realizado mediante autorização da pessoa, o procedimento consiste na realização de um pequeno furo na polpa de um dos dedos para extrair o sangue, por meio de uma lanceta descartável. Em seguida, a amostra é colocada no teste, que após 15 minutos emite o resultado. Ao término, os munícipes respondem a um questionário de informações socioeconômicas e pessoais como sexo, idade, profissão. Eles recebem um termo contendo todas as informações do estudo e um telefone para tirar dúvidas.


Fonte: https://www.guaruja.sp.gov.br/pesquisa-de-assintomaticos-tem-nova-etapa-a-partir-desta-qua | 13/05/2020 - 17:40

Ainda não conhece a OPPA Guarujá?

Oferecemos muito mais visibilidade para seu negócio! Destaque-se na OPPA Guarujá!

cliente caindo
O seu negócio não está sendo bem divulgado?
cliente após anuncio do oppa guaruja tendo seu retorno
Veja os resultados com seu anúncio na Oppa Guarujá